sexta-feira, 15 de julho de 2011

Comissão do Trabalho da Câmara aprova PL 1033 por unanimidade. Próximo passo é a CCJ

Risco de vida
Por Ricardo Mariano
A Comissão do Trabalho, Administração e do Serviço Público (CTASP) da Câmara dos Deputados aprovou por unanimidade, na sessão dessa quarta-feira (06), o parecer do deputado João Campos (PSDB-GO) ao projeto de Lei 1033/2003 da deputada – e hoje senadora - Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM). O projeto restabelece os critérios para definição de atividades consideradas perigosas e institui o salário adicional para os Vigilantes e empregados de transporte de valores.
O parecer de João Campos propõe a rejeição da emenda aprovada pelo Senado que obrigou o projeto a retornar à Câmara. O PL 1033 redefine os critérios para caracterização de uma profissão como atividade de risco. De acordo com o texto aprovado originalmente pela Câmara, toda a atividade que, por sua natureza ou métodos de trabalho, implique risco acentuado em virtude de contato permanente com inflamáveis, explosivos e energia elétrica, roubos ou outras espécies de violência física, acidentes de trânsito e acidentes de trabalho. “Ou seja, a proposta claramente inclui os vigilantes como categoria sujeita a risco de vida.
Agora, o projeto segue para a apreciação da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJCCJc). Lá, será avaliado pela ótica de jurisdicidade e adequação legislativa.
O secretário de assuntos parlamentares da CNTV e deputado distrital Chico Vigilante, disse que já fez contato com o deputado João Paulo (PT-SP), presidente da CCJC e vai tentar colocar a a proposta em pauta na próxima semana. “é só avaliar questões regimentais. Outra boa notícia é que o relator da proposta na CCJ deve ser o companheiro Nelson Pellegrino (PT-BA) - um amigo da categoria. “Foi mais um avanço, mais uma vitória na nossa luta pelo nosso direito”, comemora Chico Vigilante.

O plenário da Comissão foi pequeno para abrigar todos os representantes sindicais dos vigilantes. Mas a pressão valeu a pena. O projeto, finalmente andou. Agora, é acompanhar as próximas etapas.

A pressão dos companheiros também foi importante para reverter vários votos considerados perdidos. “Foi assim com o deputado Luciano de Castro (PR-RR), que reviu seu voto e acabou votando com a categoria.


Publicado em 08/07/11



Ricardo Mariano
Vigilante Patrimonial
Colaborador do blog

Um comentário:

  1. Ola!!!

    -- Nossa empresa e dedicada a fabricação de produtos táticos para forças
    policiais militares e segurança privada desenvolvemos e fabricamos capas de
    coletes tático sistema modular, capas de coletes ostensivo sistema fixo, colete para cachorro,
    bolsa táticas, mochilas táticas, uniformes, boinas, bandoleiras, braçal claviculário, coldre, carregador
    de pistola, porta algema, porta munição, porta lanterna, cinto de guarnição e muito mais acessórios táticos
    Queremos que você tenha a certeza de ter adquirido o equipamento certo. nosso contato no tef: 41-30352254
    e-amil= picomoria@gmail.com
    Obrigado pela sua atenção

    ResponderExcluir